Couves Ornamentais












A couve-de-folhas (penca) é uma forma de couve (Brassica oleracea, grupo Acephala). Considera-se que está mais próxima, em termos genéticos, da couve silvestre que deu origem a todas as variedades cultivares conhecidas.



Até ao final da Idade Média, estes tipos de couve constituíam a verdura mais utilizada na Europa. Variedades crespas ou mais lisas já eram consumidas na Grécia, no século IV a.C. . Estas, já referidas pelos antigos Romanos como couve sabeliana, são consideradas as formas ancestrais das couves atuais. Hoje podemos diferenciá-las de acordo com o comprimento do caule e pelas características das folhas. A cor das folhas varia do glauco, verde-escuro, verde-violáceo ou castanho-violeta. A couve-russa foi introduzida no Canadá (passando depois para os Estados Unidos) pelos russos durante o século XIX.

Estas variedades são principalmente cultivadas na Europa e na América. Ainda que sejam muito utilizadas na culinária do Brasil, estas variedades preferem climas frios, daí serem cultivadas especialmente na serra gaúcha.
Conhecida como couve-ornamental, com folhas centrais brilhantes, de cor branca ou violeta, usada como decoração em centros de mesa, por exemplo. 

Fonte: Wikpédia

2 comentários: